Vila Presépio - Alenquer

04:59:00


As fotos são todas do facebook do Municipio de Alenquer.

Foto de Município de Alenquer.

A minha vila está a tornar-se cada vez mais dinâmica e isso agrada-me. Não que queira que ela se torne numa vila totalmente modernizada onde o "Bom dia" se perde, onde o senhor "Zé" não consegue ter o cuidado personalizado a cada cliente enquanto serve o pequeno-almoço. A minha pequena Alenquer, de pequena tem pouco. Somos uma vila pacata parada no tempo entre encostas e vales no linear do distrito de Lisboa. As casas ainda nos fazem recordar os antepassados. O rio que percorre Alenquer não tem poder suficiente para separar a Vila Alta da Vila Baixa. Os contornos das muralhas antigas dão paisagem sobre o verde que tanto nos orgulhamos de ter. 

Foto de Município de Alenquer.


Já há muito que somos considerada a Vila Presépio de Portugal. É desde 1968 que na colina de Alenquer podemos observar o presépio que se faz notar nesta quadra. Devido às cheias que se fizeram sentir em novembro de 1967 que foi-se melhorando a minha pequena (grande) vila. Este presépio foi ideia de D. José de Siqueira, enquanto vereador municipal,  após as cheias, Alenquer precisava de ânimo, e a esperança é o que melhor pode caracterizar um português. Na colina virada ao rio, perdura o presépio monumental que conta com figuras desde o metro e meio até aos seis metros de altura.

Foto de Município de Alenquer.  

Foto de Município de Alenquer.

Alenquer este ano apostou imenso para dinamizar a vila, voltar a enche-la de pessoas, de esperança e, -acima de tudo-, magia do natal. De 1 a 23 de Dezembro são diversas as atividades para participar, mercado para visitar e vistas magnificas para se deslumbrar. É na rua junto ao rio que podemos deliciar as vistas com as pequenas casas de madeira que nos permitem comprar lembrancinhas para esta época ou simplesmente provar as iguarias tradicionais do concelho.

Foto de Município de Alenquer.


E de modo a conseguir-se aproveitar o que outrora já deu vida à vila, -o Auditório Damião de Góis-,  uma vez por semana e outra aos fins-de-semana e aos feriados, é possível desfrutar do teatro de Natal. A minha vila está viva e recomenda-se!



Foto de Município de Alenquer.


A celebrar os 50 anos das cheias, que um ano mais tarde deram origem à montagem do presépio, é possível visitar uma exposição fotográfica na Biblioteca Municipal de 1 a 31 de Dezembro!

Foto de Município de Alenquer.

E como o Natal é para as crianças não podiam deixar de existir as atividades que os miúdos, -e os graúdos também-,  adoram. É no centro da Vila que se pode apanhar o comboio turístico e divertir-se na (re)descoberta de Alenquer. O comboio delicia os mais pequeninos e faz as lembranças antigas voltarem a escorrer nos olhos dos mais velhos. Não percam esta viagem!


Foto de Município de Alenquer.

E os mercaditos de Natal não podiam faltar no Museu do Vinho de Alenquer. Para além de poder-se aproveitar a oportunidade de visitar gratuitamente este espaço museológico também é possível adquirir recordações da vila como: vinhos, ginja, broas, entre muito mais.


Foto de Município de Alenquer. Foto de Município de Alenquer.
Foto de Município de Alenquer. 

E as atividades não param por aqui, é bem no centro do Parque da Romeira que é possível patinar no gelo. É bem na Vila Presépio de Portugal que pode trazer as crianças a andar nos carrosséis, de charrete, pónei ou burro. É bem na Vila Presépio de Portugal que pode levar as crianças à Fábrica de Brinquedos do Pai Natal, à Casa do Pai Natal ou a todos os outros espaços infantis!


Foto de Município de Alenquer.

É no Museu Damião de Góis e das Vitimas da Inquisição que até 31 de Dezembro se instala uma Feira do Livro, ideal para quem gosta de ouvir uma história, para quem gosta de partilhar experiências, para quem gosta de se encher de contos infantis ou de cultura e património.


Atividades não faltam. Magia não falta. A minha vila está viva e recomenda-se!

You Might Also Like

0 comentários