chocolate

19:38:00

Como sei que amo alguém? como sei que é só atração? Como sei se é só por me sentir bem? Como sei se é só por ter medo de estar sozinha? Será pelas madrugadas sem dormir. Pelas noites que uma pessoa é o último pensamento ou pelas manhãs que é o nosso primeiro bom dia. Ou será pelas vezes que a queremos longe. Pelas vezes que gostamos de sentir saudades dela pois é uma forma de saber que está presente. O medo de solidão humana é enorme e talvez seja esse o ponto de partida para amar. 

De acordo com o dicionário o amor é um "nome masculino". Nome masculino que nos dias que correm é mais sentido por mulheres do que por homens, irónico até. De acordo com o dicionário o amor é um "sentimento que predispõe a desejar o bem de alguém". Então posso dizer que há momentos que amo todas as pessoas e outros momentos que não amo ninguém. Então quer dizer que na verdade não o amo, certo? Pois são tantas as vezes que lhe desejo mal. Mais até do que aquelas que lhe desejo bem. De acordo com o dicionário o amor é um "sentimento de afeto ou extrema dedicação; apego". Sou demasiado egocêntrica para amar alguém então. Não consigo dedicar mais aos outros do que aquilo que me dedico a mim. Mas para contrariar não consigo apegar-me a mim tanto como me apeguei nele. Muito provavelmente. Se puder dizer que tenho um sentimento de afeto sem dedicação então sim, é provável que comece a amar. 

De acordo com Robert Stenberg um psicólogo norte-americano o amor é constituído por três coisas  "intimidade, paixão e compromisso". Então quer dizer que o nosso carácter mais emocional é responsável por uma das coisas mais importantes na vida do ser humano? Aquele mesmo carácter emocional que a psicologia diz nos atrapalhar nas decisões mais importantes da nossa vida. Um bocado contraditório diria eu. Então quer dizer que a paixão é sinónimo de amor? Aquele sentimento que se baseia essencialmente em atrações físicas e que envolve um sentimento irreprimível de estar com a outra pessoa. Que coisa medonha. então quer dizer que o compromisso é a retrospetiva mais cómoda para encontrar o caminho para quem amamos?  pensei que o compromisso enclausurava as pessoas. E no amor não me quero sentir presa. 

De acordo com a ciência o amor é uma "série de compostos químicos que atuam sobre o nosso cérebro" e nos transmitem sensações associadas ao que o ser humano deu o nome de amor. A ciência indica que os neurotransmissores que afetam o cérebro fazem aumentar os nossos níveis de norepineferia e de dopamina e diminuir os níveis de serotonina. Compostos químicos facilmente controlados pela feniletilamina que encontramos no chocolate. Então quer dizer que o amor é uma doença pois é algo que desregula o nosso sistema orgânico, no entanto é curável com chocolate? A sério que é a resolução para tudo. E eu que acreditava que quando fosse essa doença de amor teria tido o azar entre tantas de apanhar uma que não tivesse cura. 

Então vejamos, analisando tudo: O amor é desejarmos bem a alguém e termos um sentimento enorme de devoção, no entanto é apenas carnal e ironicamente emocional que nos compromete a nível químico ao ponto de desorientar o nosso cérebro, mas é algo capaz de ser substituído por chocolate (??). Fiquei mais confusa do que quando iniciei a pesquisa. Não faz mal. O que poderia ser uma desilusão é um alivio pois se não te amo é milagre. E se te amo, a doença cura-se com chocolate. 






You Might Also Like

8 comentários

  1. O amor é sempre contraditório. Faz-nos sofrer e faz-nos renascer mas nem todos os amores são iguais. Já sofri muito devido ao amor, já tenho amor próprio (antes não tinha) e já vi vários tipos de amor. É sempre algo diferente. Sem ele não conseguimos viver também. Beijinhos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Mas é sem dúvida das melhores coisas que temos, ensina-nos, molda-nos e acima de tudo segura-nos ❤😘

      Eliminar
  2. Adorei o teu texto. 🙂 Muito interessante e escreves muito bem 👏 beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adorei o texto querida!
    Já sigo o blog :)

    Um beijinho,
    https://thesoulofacosmopolitangirl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Não há como o amor e o chocolate não andarem de mãos dadas...
    Gostei do texto! :D

    https://me-myself-and-her.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar